História da Engenharia Geotécnica no Brasil: 60 anos da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Organização:
Alberto Sayão
Realização:
Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Sinopse
O livro História da Engenharia Geotécnica no Brasil – 60 anos da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica resgata a saga das principais obras de infra-estrutura no Brasil.
A história da engenharia geotécnica está intimamente ligada à história do país, que tem centenas de obras importantes, dignas de figurar neste livro. Ao todo, setenta obras foram incluidas no livro, incluindo os primórdios da engenharia brasileira, desde o século XIX, e realizações contemporâneas, como a fundação de Brasília, a construção da barragem de Itaipu e a implantação da Transamazônica.
O texto conduz o leitor a uma conclusão inevitável: a engenharia geotécnica brasileira tem papel fundamental no desenvolvimento nacional. O nível de excelência dos profissionais e das empresas dedicadas à especialidade geotécnica permitiu a implantação das bases necessárias para consolidar uma nação moderna e ultrapassar fronteiras. O livro destaca ainda a ação pioneira dos primeiros especialistas geotécnicos, que nos anos 1940 iniciaram os estudos sobre solos e rochas típicos do país, erguendo assim as bases teóricas e técnicas que permitiriam mais tarde a construção das grandes obras da infra-estrutura nacional.
A ABMS, em suas seis décadas, atuou como protagonista e pólo mobilizador, promovendo centenas de encontros técnicos, seminários e congressos nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento da prática da engenharia.
Esta obra, redigida em português e inglês, contém belas imagens ao longo de suas 254 páginas e é um registro especialmente valioso para os profissionais da engenharia. Contudo, a narrativa fluida e simples é de grande interesse também para leigos, que certamente se surpreenderão com os desafios descritos e fartamente ilustrados neste livro histórico.
Finalizado no final de 2010 para distribuição aos mais de mil associados da ABMS, o livro teve a edição de textos a cargo do professor Alberto Sayão, da PUC-Rio e foi recentemente lançado em algumas das principais livrarias do Rio de janeiro e de todo o país.