Sinopse
A notável expedição comandada por James Cook entre 1768 e 1771 para mapeamento dos Mares do Sul legou à posteridade um impressionante registro visual de uma das primeiras viagens que caracterizaram o período heroico das explorações científicas no século XVIII.
O objetivo da viagem era observar a passagem do planeta Vênus, mas o mapeamento do hemisfério Sul e suas possíveis riquezas terminaram por envolver uma equipe de civis que incluía a grande comitiva do naturalista Joseph Banks, que convidou o artista escocês Sydney Parkinson para registrar as descobertas efetuadas ao longo da viagem.
A expedição chegou ao Rio de Janeiro em novembro de 1768, mas a tripulação foi proibida de desembarcar pelo vice-rei. Ignorando essa instrução, os membros da expedição foram a terra e coletaram 315 espécimes da flora brasileira, dos quais Parkinson ilustrou 35 de próprio punho.
As deslumbrantes ilustrações botânicas de Sydney Parkinson realizadas no Brasil jamais foram publicadas em seu conjunto. Sydney Parkinson ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS de espécies brasileiras na expedição de James Cook - 1768 – 1769 vem suprir esta lacuna.
Com textos do botânico Haroldo Cavalcante de Lima (Jardim Botânico do Rio de Janeiro), da historiadora Lorelai Brilhante Kury (Fiocruz) e da ilustradora botânica Malena Barretto (Jardim Botânico do Rio de Janeiro), o livro se debruça sobre os resultados da passagem da famosa expedição do navio Endeavour pelo Rio de Janeiro, avaliando o conjunto de espécimes coletados, o acervo inédito de imagens de espécies brasileiras produzidas por Parkinson bem como o contexto histórico da viagem.
A edição com apuro gráfico impecável tem apoio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que há dez anos vem elaborando a lista da flora brasileira com o intuito de dar a conhecer o patrimônio natural brasileiro.