Sinopse
O livro "Pequeno almanaque da beleza", de Marcia Disitzer, aborda diversas décadas de estética, comportamento e beleza no Brasil.
A dança da beleza segue o ritmo do tempo, refletindo tendências passageiras: o delineado marcante, a dieta da moda, o corpo violão, o visual andrógino, a cor de cabelo em evidência. Esses movimentos, importados de várias partes do mundo, ganharam uma popularidade peculiar no país. Além das influências externas, a beleza por aqui tem suas próprias características. O livro analisa essas nuances, resgatando fotos, propagandas, modas passageiras, manias e até nomes de esmalte que despertam memórias afetivas.
O "Pequeno almanaque da beleza" apresenta cores, tratamentos, musas, produtos e marcas que contam partes de nossa história e preferências. Também expõe sem filtro como os padrões estéticos podem ser opressivos e a importância de questioná-los. Embelezar-se, maquiar-se, mudar o corpo: esses são verbos que seguem a moda, mas que devem estar disponíveis para a liberdade de ser quem somos.
Este "Almanaque" é uma modesta contribuição para manter viva nossa memória estética. Os cem verbetes foram selecionados a partir de lembranças afetivas, sucessos de vendas, manias de consumo e referências de épocas passadas. Ao resgatar fragmentos do passado, olhamos para o futuro com uma perspectiva de liberdade.