Ginga

Autor: Emmanuelle Bernard
Formato: 204 páginas, formato 24 x 31cm, trilingue (port/ingl/francês) Design: Giovanni Bianco Texto: Chacal Patrocínio EDF-Norte Fluminense, Multiterminais Alfandegados e Michael Paige Apoio: Kronokroma Foto

Com edição em capa dura e com 139 fotos, em P&B e em cores, Ginga segue a temática explorada no primeiro trabalho da fotógrafa Emmanuelle Bernard, Carioca, lançado em 2010, sobre a cidade do Rio de Janeiro e seus habitantes, mas, agora, com um recorte específico. Por dois anos, Emmanuelle rodou a cidade fotografando personagens únicos e mapeando as danças e sons mais representativos do Rio, criando um roteiro eclético que incluiu o samba da Lapa, o baile charme do viaduto de Madureira, o carnaval da Sapucaí e a dança cigana no Arpoador.

Emmanuelle registrou também os contrastes e, ao mesmo tempo, a integração de culturas.  Afinal, por meio da dança, adentra-se um contexto em que não há distinção de gênero, raça, idade, religião ou classes social. “Eu procurava registrar o carisma e a emoção durante o movimento, enquanto as pessoas estavam dançando. A dança é a expressão do sentimento e eu queria captar esse momento”, explica Emmanuelle.

O livro – cujo projeto gráfico é do designer Giovanni Bianco – também conta com a contribuição preciosa do poeta Chacal, responsável pelo texto de apresentação, e de outros nomes conhecidos do universo carioca, como Seu Jorge, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Frejat no elenco de fotografados.

Observação:
Este livro foi realizado com incentivos fiscais da lei Rouanet.
Idosos acima de 65 anos podem comprar exemplares com 20% de desconto sobre o preço de capa em aquisições realizadas na própria Editora exclusivamente. Esta promoção não é válida nas livrarias e demais pontos de venda. É imprescindível a apresentação de documento que comprove a idade.

Compartilhar