Barra da Tijuca: natureza & cidade

Autor: Jorge Soares Marques; Nadja Costa; David Zee; Gustavo Martinelli; Pedro da Cunha e Menezes e Eliane Canedo
Formato: 280 páginas, 23 x 28 cm, 4 cores, 216 imagens, capa dura
Patrocínio: Multiplan

Organizado pelo oceanógrafo David Zee, Barra da Tijuca: Natureza & Cidade apresenta a biografia de um dos poucos locais no planeta em que se pode vislumbrar um panorama composto de montanhas vegetadas, vastas extensões de areia e praia, rios, mangues e lagoas.

Com cerca de 150 imagens deslumbrantes realizadas pelos fotógrafos Marco Terranova e Nilo Lima, mapas, desenhos, gravuras, e a colaboração de um time de pesquisadores que têm dedicado parte de suas vidas ao estudo do meio ambiente e do desenvolvimento da Baixada de Jacarepaguá, o livro estabelece, em 280 páginas, um diagnóstico das principais características naturais e urbanas da região, e aponta erros e acertos da ocupação que ali se estabeleceu.

Para apresentar esse complexo cenário, a obra foi dividida em duas partes: Natureza e Cidade.  Na primeira parte, Natureza, quatro cientistas da área ambiental, os geógrafos Jorge Soares Marques e Nadja Costa, o oceanógrafo David Zee e o biólogo Gustavo Martinelli apontam as características e fragilidades naturais da Baixada de Jacarepaguá, das quais depende a conservação da sua riqueza ambiental.

Na segunda parte, Cidade, o diplomata e geógrafo Pedro Cunha e Menezes e a arquiteta-urbanista Eliane Canedo de Freitas Pinheiro, com a colaboração do também arquiteto-urbanista Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, retratam a evolução da ocupação na Baixada de Jacarepaguá e as suas características urbanísticas.

Por meio da reunião das vivências e dos conhecimentos adquiridos nos últimos 30 anos foi possível retratar de forma abrangente a fusão de cidade e natureza que emerge na Barra da Tijuca/Baixada de Jacarepaguá.  O livro oferece ao leitor uma radiografia da ocupação urbana e indaga: de que forma o Rio de Janeiro quer organizar o seu bairro do futuro?

Como queremos ocupar a Baixada de Jacarepaguá? Que qualidade de vida desejamos para os moradores? Que mosaico urbano gostaríamos de vislumbrar? Poderemos, no futuro, sorrir quando estivermos na Barra? São perguntas sobre as quais Barra da Tijuca: Natureza & Cidade reflete e ajuda a responder.

O organizador

David Zee é engenheiro civil pela Universidade Mackenzie-SP, Mestre em Engenharia Oceanica pela Universidade da Florida-EUA e Doutor em Geografia Ambiental pela UFRJ. É professor adjunto da Faculdade de Oceanografia da UERJ desde 1981 e é presidente do Conselho Consultivo da ONG Defensores da Terra. Reside na Barra da Tijuca desde 1981 e é vice-presidente da ONG Camara Comunitária da Barra da Tijuca. Mesmo  tendo nascido em Hong Kong adotou a Baixada de Jacarepaguá como seu lar e há 30 anos desenvolve pesquisas nas lagoas e praias da região procurando desenvolver mecanismos de conservação ambiental e sustentabilidade urbana. É consultor em licenciamento ambiental para empreendimentos urbanos e industriais assentados em zonas costeiras e de recursos hidricos. Desenvolve projetos de sustentabilidade conciliando o meio ambiente, o bem estar social e a viabilidade econômica. Atualmente participa do programa de Iniciativa Conjunta para a Sustentabilidade Urbana  entre os governos do Brasil e dos EUA  que iniciou durante a visita do Presidente Obama ao Brasil em 2011. Em função da sua identidade com a Baixada de Jacarepaguá, o Prof. David Zee escolheu a região como seu laboratório de pesquisa procurando trazer os resultados científicos obtidos para o conhecimento da sociedade local.

Compartilhar